Nos acompanhe nas redes sociais

 

INSCRIÇÃO DE COORDENADORES MUNICIPAIS (ABERTAS PARA 2018)

Professores da REDE PÚBLICA DE ENSINO que pretendem atuar como coordenadores municipais, devem encaminhar e-mail para lafaiete@ufba.br. O docente deve fazer parte da rede pública de ensino. Veja os locais e as respectivas coordenações: http://www.obaq.ufba.br/equipe

 

CALENDÁRIO OBAQ 2018

 

Inscrições para a OBAQ 2018 

DE 04 DE MAIO a 07 DE JUNHO 2018

Data do exame: 4 de agosto (sábado), com início às 14 horas

Solenidade: 25 de outubro de 2018. Reitoria da Ufba, 19 horas.

 

CARTAZ OBAQ 2018 - (AGUARDAR)

Confira o REGULAMENTO 2018 -  (AGUARDAR)

Logomarca

Mascote OBAQ

 

INSCRIÇÕES OBAQ 2018

ATENÇÃO:

  • i) O cadastro do(a) professor(a), feito em 2017, não será aproveitado para a edição 2018;
  • ii) Se o (a) professor(a) também é coordenador(a) local da OBAQ 2018, o cadastro de coordenador 2017 também não é válido para realizar as inscrições dos alunos.

 

NOVO

REGULAMENTO: 2.9

a) os estudantes do primeiro e segundo anos, premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na OBAQ 2017, na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2017 e na Olimpíada Nacional de Ciências, de 2017;

i) todos os alunos medalhistas ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2017, do 9º ano, 1º ano e do 2º ano, desde que estejam cursando o ano subsequente em escolas do Estado da Bahia em 2018.

5.5 - Os 20 (vinte) estudantes seguintes dos grupos A (10 estudantes do primeiro ano e 10 estudantes do segundo ano) e 10 (dez) do grupo B, receberão certificados e medalhas de prata.
5.6 - Os 30 (trinta) estudantes seguintes dos grupos A (15 alunos do primeiro ano e 15 alunos do segundo ano) e os 15 (doze) do grupo B, receberão certificados e medalhas de bronze alusivas ao evento.

5.9 - Estas quantidades de certificados e medalhas (15 de ouro, 30 de prata, 45 de bronze e 150 de menção honrosa) podem ser aumentadas quando houver empate ou diferenças de pontuação menores que 1% entre os dois últimos agraciados.

7.1.1Olimpíada Norte/Nordeste 2019.

7.1.1. Até cincoenta (50) alunos do segundo ano em 2018 representarão a Bahia no certame 2019. Os alunos mais bem classificados na OBAQ 2018 e medalhistas do segundo ano (ouro, prata e bronze) da Olimpíada Nacional de Ciências de 2018 (ONC 2018). O preenchimento das vagas ocorrerá, inicialmente com a inscrição dos medalhista na OBAQ 2018, em seguida, medalhistas da ONC 2018 (em ordem de classificação no torneio), até a totalização das 50 vagas.

7.1.2Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2019.

7.1.2.1 – Os 50 (cinquenta) alunos: 17 (dezessete) do primeiro ano e 27 (vinte e sete) do segundo ano mais bem classificados na OBAQ 2018, os 03 (três) alunos mais bem classificados na OBJr 2018 (Olimpíada de Química Júnior) e os 03 (cinco) alunos do 9º ano mais bem classificados na ONC 2018 terão vaga assegurada.

 

lembrando:

10.0 PREMIAÇÃO DAS ESCOLAS PARTICIPANTES

10.1 Serão premiadas com certificados as escolas participantes que se destacarem no evento:

  • Destaque escola pública estadual/municipal capital;
  • Destaque escola pública estadual/municipal interior;
  • Destaque escola pública federal;
  • Destaque escola particular

10.2 Serão conferidos certificados para as escolas com a maior pontuação, observando-se os seguintes critérios:

a) 1 (um) ponto por aluno agraciado com Menção Honrosa;

b) 2 (dois) pontos por aluno medalhista de bronze;

c) 3 (três) pontos por aluno medalhista de prata;

d) 4 (quatro) pontos por aluno laureado com medalha de ouro.

e) 5 (cinco) pontos cujo aluno tenha sido o vencedor da olimpíada.

10.2.1 Após a totalização dos pontos, em caso de empate, terá preferência a escola com o maior número de alunos agraciados, sucessivamente, com:

a) medalhas de ouro;

b) medalhas de prata;

c) medalhas de bronze;

d) menção honrosa. 

 

e) maior número de alunos classificados.

 

 

 

ETAPAS

 

01 – O (a) professor(a)  faz o seu cadastro, utilizando o link abaixo, atribuindo uma senha pessoal que será usada nas outras etapas do processo de inscrição.

Sugestão: EVITAR DEIXAR PARA O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO!

LINK PARA O CADASTRO DO(A) PROFESSOR (A) POR ESCOLA  - (AGUARDAR)

1 - O professor atribui uma senha para acessar o sistema. Esta senha será usada em todas as etapas do processo de inscrição. ATENÇÃO - SE NÃO FOR POSSÍVEL O CADASTRAMENTO, TROCAR A SENHA, Por gentileza, guarde a sua senha para os futuros acessos.

2 - Se, ao iniciar o cadastro do professor, a escola não estiver na relação dos estabelecimentos de ensino do Estado da Bahia, interromper a inscrição e solicitar a inclusão da escola através do e-mail inscricaoobaq@ufba.br. Após a confirmação de inclusão da escola, retornar ao cadastro.

 

ATENÇÃO:

1.1 APENAS UM PROFESSOR PODE SER CADASTRADO POR ESCOLA;

1.2 UM MESMO PROFESSOR PODE SE INSCREVER POR MAIS DE UMA ESCOLA. NESTA SITUAÇÃO, É NECESSÁRIO FAZER UM CADASTRO DE PROFESSOR POR ESCOLA. Sugestão: usar uma senha diferente para cada escola;

 

02 – O (a) professor(a) aguarda a aprovação do cadastro pela coordenação da OBAQ (envio através de e-mail)  para proceder a inscrição dos alunos;

 

03 – Após a confirmação de aprovação do cadastro, o(a) professor (a) acessa o link abaixo (será necessário usar a senha escolhida) para realizar a inscrição dos alunos da cada escola, separadamente (Ver Regulamento).

 

LINK PARA INSCRIÇÃO DO ALUNO - (AGUARDAR) - O CADASTRO SÓ PODERÁ SER FEITO APÓS A APROVAÇÃO DO CADASTRO DO PROFESSOR

ATENÇÃO: Verifique se o local de prova escolhido é o desejado.


3.1 - Para a inscrição de alunos que ainda não possuem documento de identidade, o(a) professor(a) deverá entrar em contato com a OBAQ (inscricaoobaq@ufba.br, assunto: identificação) para a devida orientação, antes de realizar a inscrição do estudante;

3.2 - Se, ao iniciar a inscrição do PRIMEIRO aluno, a cidade onde o exame vai ser aplicado não for apropriada, NÃO CONCLUIR a digitação.  SOLICITAR a inclusão de um novo local de aplicação para a coordenação da OBAQ (usar o e-mail inscricaoobaq@ufba.br, assunto: inclusão de local de prova). Aguardar o pronunciamento da coordenação;

3.3 - Após concluir a digitação dos dados dos alunos, consultar a lista de inscritos, utilizando o link abaixo:

 

LINK PARA CONSULTA DE ALUNOS INSCRITOS - (AGUARDAR)

LINK PARA CONSULTA DE ALUNOS INSCRITOS POR LOCAL DE PROVA - (AGUARDAR)

 

 

 

IMPORTANTE

2.7 É de responsabilidade exclusiva do professor e do estudante acompanhar todas as publicações referentes ao certame disponibilizadas no site www.obaq.ufba.br. .

Serão aceitas até 24 inscrições por escola da rede particular e da rede federal (8 alunos de cada ano: primeiro, segundo e terceiro anos). Das redes públicas estadual e municipais, serão aceitas 45 inscrições (15 alunos de cada ano: primeiro, segundo e terceiro).

Caso ocorra a existência de escolas da rede particular com mais de uma unidade escolar, na mesma cidade, cada unidade poderá inscrever até 12 alunos (4 alunos por ano/série).

Deverão ser inscritos na Fase II pelo professor, sem prejuízo da cota estabelecida no subitem 2.8 do Regulamento, pertinente às escolas onde eles estiverem regularmente matriculados, os:

2.8 Serão aceitas até 24 inscrições por escola da rede particular e da rede federal (8 alunos de cada ano: primeiro, segundo e terceiro anos). Das redes públicas estaduais e municipais, serão aceitas 45 inscrições (15 alunos de cada ano: primeiro, segundo e terceiro).

2.8.1 Caso ocorra a existência de escolas da rede particular com mais de uma unidade escolar, na mesma cidade, cada unidade poderá inscrever até 12 alunos (4 alunos por ano/série).

2.9 Deverão ser inscritos na Fase II pelo professor, sem prejuízo da cota estabelecida no subitem 2.8, pertinente às escolas onde eles estiverem regularmente matriculados:

a) os estudantes do primeiro e segundo anos, premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na OBAQ 2017, na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2017 e na Olimpíada Nacional de Ciências, de 2017;

b) os estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos, todos de escola pública estadual e bolsistas dos programas UFBA/FAPESB 2017-2018;

c) os 25 (vinte e cinco) estudantes de escolas particulares mais bem classificados na Olimpíada Brasileira de Química Júnior 2017, desde que estejam cursando o primeiro ano do ensino médio em escolas do Estado da Bahia em 2018.

d) todos os estudantes de Escolas Públicas Estaduais participantes do Projeto “PRÁTICAS MOTIVADORAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: USANDO O LIVRO DIDÁTICO”, promovido pela CAPES e apoiado pela UFBA.

e) os 50 (cinquenta) estudantes das redes públicas municipais e estaduais mais bem classificados em Olimpíadas Municipais, apoiadas pela OBAQ, no Estado da Bahia.

f) os 5 (cinco) estudantes do primeiro e segundo anos, mais bem classificados na III FASE do TVQ 2017 (Torneio Virtual de Química - 2017), desde que estejam cursando o segundo e terceiro anos, respectivamente, em escolas do Estado da Bahia, em 2018.

g) os 60 (sessenta) alunos de escolas públicas, mais bem classificados na OBQJr 2017, cursando o primeiro ano em 2017 em escolas do Estado da Bahia.

h) os 60 (sessenta) alunos de escolas públicas estaduais, mais bem classificados na OBAQ 2017, cursando o ano subsequente ao de 2017, matriculados em escolas públicas do Estado da Bahia, em 2018.

i) todos os alunos medalhistas ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2017, do 9º ano, 1º ano e do 2º ano, desde que estejam cursando o ano subsequente em escolas do Estado da Bahia em 2018.

Quando da digitação dos dados do aluno, observar atentamente a série digitada. A classificação do aluno na olimpíada é feita por série, apesar da prova aplicada ser a mesma para todas as séries . O aluno pode ser penalizado  a  qualquer tempo se a informação não estiver correta.

    Se ao acessar a página para digitar os dados do aluno ou do projessor e todos os campos não estiverem visíveis, sugerimos que seja utilizado outro navegador.


Dúvidas: inscricaoobaq@ufba.br