Todas as fotos da solenidade 2017 já foram publicadas!
Nos acompanhe nas redes sociais

 

INSCRIÇÃO DE COORDENADORES MUNICIPAIS (ABERTAS PARA 2018)

Professores da REDE PÚBLICA DE ENSINO que pretendem atuar como coordenadores municipais, devem encaminhar e-mail para lafaiete@ufba.br. O docente deve fazer parte da rede pública de ensino. Veja os locais e as respectivas coordenações: http://www.obaq.ufba.br/equipe

 

CALENDÁRIO OBAQ 2018

 

Inscrições para a OBAQ 2018 

DE 04 DE MAIO a 07 DE JUNHO 2018

Data do exame: 4 de agosto (sábado), com início às 14 horas

Solenidade: 25 de outubro de 2018. Reitoria da Ufba, 19 horas.

 

CARTAZ OBAQ 2018 - (AGUARDAR)

Confira o REGULAMENTO 2018 -  (AGUARDAR)

Logomarca

Mascote OBAQ

 

INSCRIÇÕES OBAQ 2018

ATENÇÃO:

  • i) O cadastro do(a) professor(a), feito em 2017, não será aproveitado para a edição 2018;
  • ii) Se o (a) professor(a) também é coordenador(a) local da OBAQ 2018, o cadastro de coordenador 2017 também não é válido para realizar as inscrições dos alunos.

 

NOVO

REGULAMENTO: 2.9

a) os estudantes do primeiro e segundo anos, premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na OBAQ 2017, na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2017 e na Olimpíada Nacional de Ciências, de 2017;

i) todos os alunos medalhistas ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2017, do 9º ano, 1º ano e do 2º ano, desde que estejam cursando o ano subsequente em escolas do Estado da Bahia em 2018.

5.5 - Os 20 (vinte) estudantes seguintes dos grupos A (10 estudantes do primeiro ano e 10 estudantes do segundo ano) e 10 (dez) do grupo B, receberão certificados e medalhas de prata.
5.6 - Os 30 (trinta) estudantes seguintes dos grupos A (15 alunos do primeiro ano e 15 alunos do segundo ano) e os 15 (doze) do grupo B, receberão certificados e medalhas de bronze alusivas ao evento.

5.9 - Estas quantidades de certificados e medalhas (15 de ouro, 30 de prata, 45 de bronze e 150 de menção honrosa) podem ser aumentadas quando houver empate ou diferenças de pontuação menores que 1% entre os dois últimos agraciados.

7.1.1Olimpíada Norte/Nordeste 2019.

7.1.1. Até cincoenta (50) alunos do segundo ano em 2018 representarão a Bahia no certame 2019. Os alunos mais bem classificados na OBAQ 2018 e medalhistas do segundo ano (ouro, prata e bronze) da Olimpíada Nacional de Ciências de 2018 (ONC 2018). O preenchimento das vagas ocorrerá, inicialmente com a inscrição dos medalhista na OBAQ 2018, em seguida, medalhistas da ONC 2018 (em ordem de classificação no torneio), até a totalização das 50 vagas.

7.1.2Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2019.

7.1.2.1 – Os 50 (cinquenta) alunos: 17 (dezessete) do primeiro ano e 27 (vinte e sete) do segundo ano mais bem classificados na OBAQ 2018, os 03 (três) alunos mais bem classificados na OBJr 2018 (Olimpíada de Química Júnior) e os 03 (cinco) alunos do 9º ano mais bem classificados na ONC 2018 terão vaga assegurada.

 

lembrando:

10.0 PREMIAÇÃO DAS ESCOLAS PARTICIPANTES

10.1 Serão premiadas com certificados as escolas participantes que se destacarem no evento:

  • Destaque escola pública estadual/municipal capital;
  • Destaque escola pública estadual/municipal interior;
  • Destaque escola pública federal;
  • Destaque escola particular

10.2 Serão conferidos certificados para as escolas com a maior pontuação, observando-se os seguintes critérios:

a) 1 (um) ponto por aluno agraciado com Menção Honrosa;

b) 2 (dois) pontos por aluno medalhista de bronze;

c) 3 (três) pontos por aluno medalhista de prata;

d) 4 (quatro) pontos por aluno laureado com medalha de ouro.

e) 5 (cinco) pontos cujo aluno tenha sido o vencedor da olimpíada.

10.2.1 Após a totalização dos pontos, em caso de empate, terá preferência a escola com o maior número de alunos agraciados, sucessivamente, com:

a) medalhas de ouro;

b) medalhas de prata;

c) medalhas de bronze;

d) menção honrosa. 

 

e) maior número de alunos classificados.

 

 

 

ETAPAS

 

01 – O (a) professor(a)  faz o seu cadastro, utilizando o link abaixo, atribuindo uma senha pessoal que será usada nas outras etapas do processo de inscrição.

Sugestão: EVITAR DEIXAR PARA O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO!

LINK PARA O CADASTRO DO(A) PROFESSOR (A) POR ESCOLA  - (AGUARDAR)

1 - O professor atribui uma senha para acessar o sistema. Esta senha será usada em todas as etapas do processo de inscrição. ATENÇÃO - SE NÃO FOR POSSÍVEL O CADASTRAMENTO, TROCAR A SENHA, Por gentileza, guarde a sua senha para os futuros acessos.

2 - Se, ao iniciar o cadastro do professor, a escola não estiver na relação dos estabelecimentos de ensino do Estado da Bahia, interromper a inscrição e solicitar a inclusão da escola através do e-mail inscricaoobaq@ufba.br. Após a confirmação de inclusão da escola, retornar ao cadastro.

 

ATENÇÃO:

1.1 APENAS UM PROFESSOR PODE SER CADASTRADO POR ESCOLA;

1.2 UM MESMO PROFESSOR PODE SE INSCREVER POR MAIS DE UMA ESCOLA. NESTA SITUAÇÃO, É NECESSÁRIO FAZER UM CADASTRO DE PROFESSOR POR ESCOLA. Sugestão: usar uma senha diferente para cada escola;

 

02 – O (a) professor(a) aguarda a aprovação do cadastro pela coordenação da OBAQ (envio através de e-mail)  para proceder a inscrição dos alunos;

 

03 – Após a confirmação de aprovação do cadastro, o(a) professor (a) acessa o link abaixo (será necessário usar a senha escolhida) para realizar a inscrição dos alunos da cada escola, separadamente (Ver Regulamento).

 

LINK PARA INSCRIÇÃO DO ALUNO - (AGUARDAR) - O CADASTRO SÓ PODERÁ SER FEITO APÓS A APROVAÇÃO DO CADASTRO DO PROFESSOR

ATENÇÃO: Verifique se o local de prova escolhido é o desejado.


3.1 - Para a inscrição de alunos que ainda não possuem documento de identidade, o(a) professor(a) deverá entrar em contato com a OBAQ (inscricaoobaq@ufba.br, assunto: identificação) para a devida orientação, antes de realizar a inscrição do estudante;

3.2 - Se, ao iniciar a inscrição do PRIMEIRO aluno, a cidade onde o exame vai ser aplicado não for apropriada, NÃO CONCLUIR a digitação.  SOLICITAR a inclusão de um novo local de aplicação para a coordenação da OBAQ (usar o e-mail inscricaoobaq@ufba.br, assunto: inclusão de local de prova). Aguardar o pronunciamento da coordenação;

3.3 - Após concluir a digitação dos dados dos alunos, consultar a lista de inscritos, utilizando o link abaixo:

 

LINK PARA CONSULTA DE ALUNOS INSCRITOS - (AGUARDAR)

LINK PARA CONSULTA DE ALUNOS INSCRITOS POR LOCAL DE PROVA - (AGUARDAR)

 

 

 

IMPORTANTE

2.7 É de responsabilidade exclusiva do professor e do estudante acompanhar todas as publicações referentes ao certame disponibilizadas no site www.obaq.ufba.br. .

Serão aceitas até 24 inscrições por escola da rede particular e da rede federal (8 alunos de cada ano: primeiro, segundo e terceiro anos). Das redes públicas estadual e municipais, serão aceitas 45 inscrições (15 alunos de cada ano: primeiro, segundo e terceiro).

Caso ocorra a existência de escolas da rede particular com mais de uma unidade escolar, na mesma cidade, cada unidade poderá inscrever até 12 alunos (4 alunos por ano/série).

Deverão ser inscritos na Fase II pelo professor, sem prejuízo da cota estabelecida no subitem 2.8 do Regulamento, pertinente às escolas onde eles estiverem regularmente matriculados, os:

2.8 Serão aceitas até 24 inscrições por escola da rede particular e da rede federal (8 alunos de cada ano: primeiro, segundo e terceiro anos). Das redes públicas estaduais e municipais, serão aceitas 45 inscrições (15 alunos de cada ano: primeiro, segundo e terceiro).

2.8.1 Caso ocorra a existência de escolas da rede particular com mais de uma unidade escolar, na mesma cidade, cada unidade poderá inscrever até 12 alunos (4 alunos por ano/série).

2.9 Deverão ser inscritos na Fase II pelo professor, sem prejuízo da cota estabelecida no subitem 2.8, pertinente às escolas onde eles estiverem regularmente matriculados:

a) os estudantes do primeiro e segundo anos, premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na OBAQ 2017, na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2017 e na Olimpíada Nacional de Ciências, de 2017;

b) os estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos, todos de escola pública estadual e bolsistas dos programas UFBA/FAPESB 2017-2018;

c) os 25 (vinte e cinco) estudantes de escolas particulares mais bem classificados na Olimpíada Brasileira de Química Júnior 2017, desde que estejam cursando o primeiro ano do ensino médio em escolas do Estado da Bahia em 2018.

d) todos os estudantes de Escolas Públicas Estaduais participantes do Projeto “PRÁTICAS MOTIVADORAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: USANDO O LIVRO DIDÁTICO”, promovido pela CAPES e apoiado pela UFBA.

e) os 50 (cinquenta) estudantes das redes públicas municipais e estaduais mais bem classificados em Olimpíadas Municipais, apoiadas pela OBAQ, no Estado da Bahia.

f) os 5 (cinco) estudantes do primeiro e segundo anos, mais bem classificados na III FASE do TVQ 2017 (Torneio Virtual de Química - 2017), desde que estejam cursando o segundo e terceiro anos, respectivamente, em escolas do Estado da Bahia, em 2018.

g) os 60 (sessenta) alunos de escolas públicas, mais bem classificados na OBQJr 2017, cursando o primeiro ano em 2017 em escolas do Estado da Bahia.

h) os 60 (sessenta) alunos de escolas públicas estaduais, mais bem classificados na OBAQ 2017, cursando o ano subsequente ao de 2017, matriculados em escolas públicas do Estado da Bahia, em 2018.

i) todos os alunos medalhistas ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2017, do 9º ano, 1º ano e do 2º ano, desde que estejam cursando o ano subsequente em escolas do Estado da Bahia em 2018.

Quando da digitação dos dados do aluno, observar atentamente a série digitada. A classificação do aluno na olimpíada é feita por série, apesar da prova aplicada ser a mesma para todas as séries . O aluno pode ser penalizado  a  qualquer tempo se a informação não estiver correta.

    Se ao acessar a página para digitar os dados do aluno ou do projessor e todos os campos não estiverem visíveis, sugerimos que seja utilizado outro navegador.


Dúvidas: inscricaoobaq@ufba.br